Google imagens: localizar imagens reutilizadas

8 Novembro 2011

Há um par de meses, descobri no Blog de libros y bitios (em De imagen a imagen vía Google), de José Antonio Millán, um possível uso do serviço de detecção de imagens semelhantes do Google imagens: localizar imagens reutilizadas.
No Google imagens podemos obter imagens semelhantes arrastando e soltando uma imagem na janela de pesquisa (ou escrevendo o endereço URL de uma imagem da Web).
José Antonio Millán experimentou com uma fotografia dele de 2003 de uma instalação de Alicia Martin, e que publicou no Blog de libros y bitiosUniversal inundación de libros») em 2006. Millán detectou a fotografia em mais de um milhar de sites, dos quais praticamente nenhum citava a autoria da obra e da fotografia, a licença com que foi publicada ou a página de onde ela foi tirada.
Fiz a mesma experiência com esta foto de um ouriço-cacheiro:

publicada, em junho de 2008, neste blog, no Flikr e no Wikimedia Commons.

O resultado foi que dos mais de trinta resultados do Google (aproximadamente, pois alguns eram repetidos), apenas três sítios indicavam a fonte da imagem.
Algumas das páginas eram claramente trabalhos escolares feitos por estudantes que, provavelmente, ninguém ensinou a citar fontes e, mais importante ainda, que isso enriqueceria o seu trabalho.

Advertisements
%d bloggers like this: