Books Ngram Viewer

17 Dezembro 2010

Books Ngram Viewer é uma ferramenta de Google Labs (com a colaboração da Universidade de Harvard, o Instituto Tecnológico de Massachusetts e a Encyclopedia Britannica).

Podemos fazer consultas sobre o uso, nos dois últimos séculos, de 2 mil milhões de palavras em alemão, chinês, espanhol, francês, inglés ou russo.

Mais um fruto do trabalho de digitalização de livros de Google. Contudo, Books Ngram Viewer não mostra a fonte. Já sabem: problemas com essa coisa chamada direitos de autor (copyright, ou quero lá saber) que supostamente serve para proteger a cultura, etc.

Eis um exemplo: escáner em espanhol:

A que corresponderá esse “pico” em 1900?

Continuaremos a brincar com Books Ngram Viewer nos próximos dias.

Visto em  Libros en la nube:   La palabra desatada

Anúncios

4 Responses to “Books Ngram Viewer”

  1. patfranca Says:

    Álvaro,

    Lá estás tu a bater no velhinho. Tu podes aceder às fontes se clicares nos anos que aparecem a azul por baixo do resultado da pesquisa. Em alguns casos tens acesso ao livro inteiro. =P
    Viva a Google e vivam os autores (pela ordem inversa)!

  2. alvaroiriarte Says:

    Olá, Patrícia
    Não isso ao que me estou a referir.
    Clicar nos anos por baixo é a mesma coisa que fazer uma pesquisa em “Google Livros”
    Vivam os autores!, viva a Google! (mas mantenho as minhas reservas quanto a algumas editoras, “preocupadíssimas” pela morte da cultura do livro )

    • patfranca Says:

      Mas a informação que a Google usa para construir estes gráficos não é feita a partir dos livros que estão disponíveis em baixo, que é extraída do “Google Livros?”
      (Não é uma pergunta retórica!)

      • alvaroiriarte Says:

        A fonte é essa.
        Mas imaginas poder ter acesso às ocorrências das palavras? Às listagens das obras em que ocorrem e quantas vezes ocorre? etc.


Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: