Instalar Ubuntu NÃO requer conhecimentos avançados de informática

14 Dezembro 2010

Acompanho com regularidade duas revistas de informação ao consumidor, uma portuguesa e outra espanhola: Eroski Consumer. (Como será apenas esta última que vou referir neste post, evito propositadamente o link para a revista portuguesa).
Normalmente gosto das análises, simples e claras, que encontro nelas. Há anos que não compro um eletrodoméstico, ou qualquer outro produto, sem consultar primeiro estas revistas.
Mas será que poderei confiar no que nessas páginas se escreve sobre frigoríficos ou máquinas de lavar se, ao escrever sobre computadores, afirmam coisas como as que seguem?

Linux dispone de numerosas versiones, algunas muy fáciles de usar. Ubuntu es de las más accesibles y se adapta a la perfección a las necesidades de cualquier usuario. Además, es gratis. No obstante su instalación requiere de conocimientos avanzados en informática.

(No artigo “Elegir un ordenador, más difícil de lo que parece“, da edição digital da revista espanhola de informação ao consumidor Eroski Consumer. O sublinhado é meu).

Já experimentaram, os responsáveis da secção de Novas Tecnologias da revista, instalar um versão de Ubuntu? Peço-lhes encarecidamente para tentarem essa “difícil aventura” e depois voltarem a escrever sobre a experiência.

Imagem: Wikipedia > Ubuntu (operating system)

Anúncios

2 Responses to “Instalar Ubuntu NÃO requer conhecimentos avançados de informática”

  1. patfranca Says:

    Não sei quanto à revista, mas, para mim, foi, definitivamente, uma experiência pouco recomendável.
    Primeiro tive que fazer a partição do disco (porque precisava do Windows para trabalhar). Infelizmente não consigo fazer isso sozinha, sob o risco de perder tempo, paciência e trabalho.
    Depois tive de gravar o Ubuntu para um CD, operação que, por mais estranho que possa parecer, não é fácil de fazer (não é só gravar o Ubuntu, há uma série de passos que tens de fazer para que a coisa funcione).
    Depois disto, já com o CD nas mãos e a partição do disco feita, precisas, então de fazer a instalação. Muito bem, essa é a parte menos trabalhosa.
    Mas, já com tudo instalado, ainda tive problemas com os drivers do meu computador porque não conseguia aceder à rede sem fios pelo Ubuntu, pelo que só o usava com cabo. Com o Windows funcionava na perfeição.
    Não é que eu não tenha tentado; enfim…
    Tenho de tentar fazê-lo outra vez, noutro computador, a ver se me saio melhor.

  2. alvaroiriarte Says:

    Mas isso é outra coisa. Terias o mesmo problema se quisesses instalar Windows numa partição.
    A experiência que proponho é em igualdade de condições: 1 DVD com Windows e 1 DVD com Ubuntu e a instalar!
    Eu não tive problemas nenhuns com redes, periféricos, etc.


Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: