Dependência da Internet

12 Outubro 2010

Cada vez estou mais “na nuvem” (e, às vezes, nas nuvens). A dependência da rede para coisas relacionadas com o trabalho (e não só) é quase total, sendo que, quando esta falha, fico praticamente impossibilitado de trabalhar.
Na semana passada vi comprometida uma das minhas aulas porque não estava a conseguir ligar-me à rede, devido a que sala de aula estava excessivamente longe do correspondente router. Tive que, literalmente, “ir buscar o sinal” ao fundo do corredor e descarregar para o portátil os documentos de que precisava.
Hoje foi a agenda do Google que me deixou desamparado:

É verdade que foi por pouco tempo, mas o suficiente para me dar motivos para pensar se realmente é este o caminho que deveríamos seguir ou se, como dizia Richard Stallman,
isto da “cloud computing” é uma armadilha e os usuários deveriam armazenar os dados nas suas máquinas para não perder o controlo sobre os mesmos.

