Nestlé, Greenpeace e o efeito Streinsand

22 Março 2010

A Greenpeace publicou um vídeo no YouTube a denunciar a devastação da floresta da Indonésia e a ameaça para espécies em perigo que supõe a produção de óleo de palma para a Nestlé.

A empresa conseguiu retirar o vídeo argumentando direitos de autor, o que provocou mais publicidade para a campanha de Greenpeace.

O mesmo aconteceu na página da Nestlé em Facebook, que foi aproveitada pelos activistas da Greenpeace para publicar lemas e “adaptações” dos logotipos da empresa.

imagem: Grenpeace > Ask Nestlé to give rainforests a break

A Nestlé voltou a escudar-se nos “direitos de autor” para censurar comentários. Mas, mais uma vez, o efeito Streisand obrigou a empresa a pedir desculpas:
“This (deleting logos) was one in a series of mistakes for which I would like to apologize. And for being rude. We’ve stopped deleting posts, and I have stopped being rude.”
fonte da citação: Cnet > Nestle mess shows sticky side of Facebook pages

fonte Vieiros: Nestlé perde contra os ecoloxistas nas redes sociais

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One Response to “Nestlé, Greenpeace e o efeito Streinsand”

  1. patfranca Says:

    E a campanha da Greenpeace parece que já começa a resultar:
    http://multivu.prnewswire.com/mnr/nestle/41541/.
    (Esta é a minha desculpa para continuar a comer chocolate!).
    Já agora, um bocadinho mais de publicidade: http://alternativa.comercio-justo.org/index.php?option=com_content&view=article&id=3&Itemid=27.


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