Manuel Rodrigues Lapa

5 Abril 2009

Em Vidas Lusófonas, site com dados biográficos de escritores em Língua Portuguesa, coordenado por Fernando Correia da Silva, biografia de:

MANUEL RODRIGUES LAPA (1897 – 1989)

Filólogo

Por José Ferraz Diogo e Carlos Loures

rlapa7Foto:  Vidas Lusófonas > MANUEL RODRIGUES LAPA

“Como a nossa língua é radicalmente a mesma, há um problema de recuperação literária do galego, a ser resolvido naturalmente com a ajuda do português, que é a verdadeira Língua de cultura. Nisso também me tenho empenhado. Cinjo na minha actividade de escritor, as três dimensões da nossa cultura, que são cronologicamente a galega, a portuguesa e a brasileira (…) Convenci-me inteiramente de que, para nos conhecermos bem, teremos de conhecer a Galiza, onde está a nossa mais profunda raiz (…) Nunca deixei de me ocupar da Galiza, que é para mim um vício e uma necessidade; e também um dever moral”.

Em: Vida e Obra de Rodrigues Lapa

