O mundo mágico da tecnologia

14 Junho 2007

Artigo de Juan Carlos Alonso de Mena em consumer.es EROSKI: El mundo mágico de la tecnología:

“O autor fala da necessidade de os jovens conhecerem “as tripas” das novas tecnologias, porque, de contrário, a tecnologia converter-se-á para eles em qualquer coisa de mágico e cederão o seu controlo “aos bruxos”, que os poderão manipular facilmente no campo económico ou social.

Consequências do desajuste entre o uso e a compreensão das tecnologias são:
* O logro e a fraude, primos direitos da magia.
* A desprotecção que favorece a criação de mercados escravos com possibilidades de eleição limitadas (como no caso dos sistemas operativos e pacotes ofimáticos, ou dos fornecedores de acesso a Internet).
* A incapacidade para avaliar as implicações políticas e sociais das decisões que afectam as tecnologias emergentes permite aos grupos de pressão conseguirem favores dificilmente conciliáveis com o interesse geral (como no caso das patentes o das sociedades de gestão de direitos de propriedade intelectual).
* São impostas necessidades e ciclos de vida artificiais num mercado que necessita uma perpétua renovação para manter os sus benefícios (como no caso do hardware informático ou audiovisual).
* Dificulta-se a investigação e a inovação, trava-se a competitividade e perpetua-se uma tradição de economia de serviços, mais dependente dos que criam riqueza industrial consolidada.”

Fonte: Juan Carlos Alonso de Mena, consumer.es EROSKI: El mundo mágico de la tecnología (2007/06/14)

Anúncios

One Response to “O mundo mágico da tecnologia”

  1. Rodrigo Says:

    Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.


Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: