Encerramento da licenciatura em Português em Cambridge

30 Janeiro 2007

Comentário anónimo no Público à notícia do eventual encerramento, na Universidade de Cambridge, em Inglaterra, da licenciatura em Português, a partir do final do próximo ano lectivo, devido à falta de verbas:

Universidade de Cambridge poderá recuar na decisão de extinguir a sua licenciatura em Português 29.01.2007 – 17h14 Ana Machado

Há um pequeno dado que nao foi dado aqui…
Por Anónimo – Lisboa

Há um pequeno dado que não foi dado aqui, e nem é referido pelo instituto camões e afins. Os alunos que saem do curso de português em Cambridge seguem estudos pós-graduados? E os que seguem, dão origem a publicações científicas relevantes? É que nas universidades da GB não se valoriza apenas o número de alunos como em Portugal, mas valoriza-se também a produção científica que esses alunos originam. Ou seja, na GB um curso pode ter apenas dois alunos por ano, se esses alunos acabarem, por norma, por publicar nas revistas científicas mais cotadas da área. Já em Portugal isso não acontece, e é por isso que Portugal tem dos sistemas académicos mais fortes do mundo, não é? A noção de “custo-benefício” não é de todo linear! Quanto aos ingleses explorarem os portugueses, Portugal também explora e de forma bastante vil países menos desenvolvidos como Angola, Moçambique e mesmo o Brasil. É assim a nossa filosofia económica, e nenhum país ocidental está livre de críticas.

Anúncios
%d bloggers like this: