NewsTrust.net

29 Dezembro 2006

Escreveu
Francis Pisani (28/12/2006) “Cuando la gente califica a políticos, médicos…”, em ElPaís.com > Teconologia > Ciberpaís,

que

O 28 de Novembro deste ano saiu o “NewsTrust.net”, um serviço de informação que ajuda a encontrar bom jornalismo on-line e contribui para a formação de certa cultura digital assim como para a participação cívica.
NewsTrust.net
é uma ferramenta que permite avaliar artigos jornalísticos on-line segundo vários critérios (qualidade geral, confiança mo meio, conteúdo informativo, equilíbrio entre os diferentes pontos de vista, atribuição de fontes, contexto.
Todos podem participar seleccionando e avaliando os artigos que quiserem.
Mas os avaliadores são também avaliados e o peso das suas avaliações varia em função da sua assiduidade, da sua experiência e da claridade dos seus critérios. Revelar as ideias políticas está muito bem visto.

Andei a dar uma vista de olhos, mas não sei o que pensar disto.
Lembra-me um bocado o que já escrevi sobre Google ou sobre Google e a diversidade:

Gosto muito do Google, mas preocupa-me o problema da fidelidade dos dados recolhidos. Google é uma espécie de “ditadura da maioria” onde os mais citados são os primeiros, onde ser ou não ser depende da “frequência com que se cita”. O mais frequente, o mais usado, o mais vendido, o mais trivial cresce exponencialmente, sem grandes margens para “periferias”.

Anúncios
%d bloggers like this: